Relação entre DOR LOMBAR X DEPRESSÃO

/
/
Relação entre DOR LOMBAR X DEPRESSÃO
Depressão

Uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada para avaliar a ligação entre depressão e dor lombar. Foram utilizados somente estudos prospectivos, que são os melhores estudos para avaliar fatores de risco.

Um total de 23.109 participantes foram incluídos na análise. Os resultados mostraram que os sintomas de depressão aumenta o risco de desenvolver dor lombar em aproximadamente 60% (odds ratio 1,59, 95% intervalo de confiança 1,26-2,01; I2 = 59%, uma heterogeneidade moderada).

Os autores encontraram também uma relação dose-resposta, com os participantes com estado mais grave de depressão estarem em maior risco de desenvolver dor lombar.

Embora este risco pode ser considerado pequeno (OR = 1,59), quando levamos em conta a elevada prevalência de ambas as condições, estes resultados podem ter implicações substanciais. E os autores estimam que o número de novos casos de dor lombar na Austrália que pode ser atribuído aos sintomas de depressão pode ser de 61.200 casos por ano.

A quiropraxia é uma excelente forma de tratamento para dores lombares, indo diretamente na causa da dor, corrigindo a causa do problema.